✍️ Redação Trilhos do Rio, com informações de Giovanna Ribeiro, Tempo Real
📅 09/02/2025
🕚 19h01
📷 ANPTrilhos
───── INÍCIO DA PUBLICIDADE
───── FIM DA PUBLICIDADE
Em breve, os trens urbanos que atendem a capital e a região metropolitana do Rio deixarão de estar sob a concessão da Supervia. A transição, que começou no final do ano passado, deve se concluir em breve, conforme o prazo acordado entre a concessionária e o governo do estado. O processo de transição será realizado ao longo de um período de 6 a 9 meses, com a operação sendo entregue a uma nova empresa. No entanto, até que isso aconteça, o caminho ainda é longo.
A Supervia atravessa atualmente um processo de recuperação judicial, e, como parte do acordo com o governo, a concessionária receberá um aporte de R$ 300 milhões para garantir a continuidade da operação dos trens, além de outros investimentos. A empresa também se comprometeu a desembolsar R$ 150 milhões no mesmo período para honrar suas dívidas com credores.
Em entrevista ao site TEMPO REAL, a Supervia informou que, desde dezembro do ano passado, tem cumprido as etapas acordadas com o governo estadual para a transição operacional do serviço ferroviário.
“O acordo, homologado pela Justiça, estipula um prazo de 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, para a contratação de um novo operador ou para a transferência do serviço diretamente para o estado”, confirmou a concessionária, em nota oficial.
“O objetivo é também preservar os postos de trabalho dos colaboradores da Supervia. Nesse sentido, estamos comprometidos com as melhorias operacionais para garantir a continuidade do serviço e manter sua atratividade, atendendo atualmente mais de 320 mil passageiros por dia”, acrescentou o comunicado.
A questão das melhorias operacionais, especialmente para os 320 mil passageiros que utilizam o serviço diariamente, é uma preocupação central. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) do estado destacou que o governo está atuando em diversas frentes para garantir a modernização do sistema, visando a eficiência e a segurança do serviço para a população. Além disso, está preparando a transição para o novo operador.
“Além dos investimentos já feitos para estabilizar e melhorar a operação, estamos finalizando a elaboração dos documentos que servirão de base para a licitação do novo operador. O Grupo de Trabalho (GT), composto por representantes de várias pastas do governo, com o apoio do Observador do Sistema e da Supervia, está trabalhando de forma integrada para cumprir o Termo de Acordo e os prazos estabelecidos”, afirmou a Setram em sua nota.
Classificação média