Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:1 minuto(s), 51 segundo(s)

Loading

­
✍️ Redação Trilhos do Rio
📅 20/04/2025
🕚 16h24
📷 Divulgação

 




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




O secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), anunciou a intenção de construir um diálogo mais amplo com os prefeitos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro como estratégia para viabilizar a tão aguardada ampliação do sistema metroviário. A proposta envolve a criação de uma articulação conjunta entre as esferas municipal, estadual e federal, além de buscar o apoio da iniciativa privada para destravar os projetos que envolvem novas linhas e conexões do metrô. A informação foi divulgada por Giovanna Ribeiro, do Tempo Real.

A fala de Reis vem na esteira do recente anúncio feito pelo prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), no dia 11, em que expressou o interesse da prefeitura em colaborar com a expansão das linhas metroviárias rumo à Zona Norte, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. 

Eduardo Paes defende expansão do Metrô e propõe assumir a SuperVia, acenando para 2026?

Para o secretário, no entanto, é fundamental que os esforços se estendam para além da cidade do Rio, envolvendo também municípios como Niterói, administrado por Rodrigo Neves (PDT), e São Gonçalo, sob a gestão de Capitão Nelson (PL).

“Sem o engajamento conjunto do presidente da República — seja ele quem for —, do governador e dos prefeitos, não há como avançar nesse processo”, declarou Washington Reis, reforçando a necessidade de um planejamento articulado e colaborativo para transformar o cenário da mobilidade urbana na região.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) destacou ainda que o estado está aberto a firmar parcerias, mas enfatiza que qualquer avanço dependerá da conclusão de estudos técnicos e financeiros robustos. Essas análises estão sendo conduzidas com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), a fim de garantir viabilidade e eficiência nas futuras obras.

A discussão ganha força em um momento simbólico: a retomada das obras da Estação Gávea, anunciada no último dia 10, com previsão de entrega em três anos. Além da conclusão dessa estação, estão entre as metas da secretaria a construção da ligação entre as estações Estácio e Praça Quinze, e o desenvolvimento da Linha 3 do metrô, que deverá conectar o Rio de Janeiro a municípios vizinhos, promovendo uma integração metropolitana mais efetiva.

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
0 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
0 %

Autor

  • O Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio surgiu como um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses. Entre os anos de 2014 e 2021 fomos formalizados como uma ONG, a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, e desde 2024 fazemos parte, como um departamento, da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil

    Ver todos os posts
VEJA TAMBÉM  De Niterói a Pilares de trem

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Acesse para Comentar.

Post anterior Trecho da RMV/EFOM de Barra Mansa a Angra dos Reis entra em plano federal
Próximo post A Procter & Gamble e o que ela tem a ver com as ferrovias?