Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:1 minuto(s), 27 segundo(s)

Loading

CPTM É CONTRATADA PARA ESTUDOS DA TRANSIÇÃO DO SISTEMA OPERADO PELA SUPERVIA

 




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




Com informações do Diário do Transporte*

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro contratou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para realizar uma avaliação completa do sistema ferroviário, atualmente gerido pela Supervia, a um custo de mais de R$ 2,4 milhões. A CPTM será responsável por desenvolver estudos técnicos e calcular os custos de operação, manutenção e estabilização da infraestrutura ferroviária, dados que serão cruciais para o edital de licitação que selecionará a nova empresa operadora do sistema.

A rede ferroviária urbana do Rio abrange 270 km de extensão, distribuídos em cinco ramais, três extensões e 104 estações, com uma média atual de 300 mil passageiros transportados diariamente, número que já foi muito superior no passado. Em contraste, a CPTM, com uma rede ferroviária menor e apenas metade das estações do sistema carioca, atende diariamente uma quantidade de passageiros cinco vezes maior.

O acordo que formaliza a contratação da CPTM foi assinado em São Paulo, com a participação da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Central Logística. A Supervia, que opera o sistema atualmente, está em processo de recuperação judicial e deve devolver a administração ao governo até o final do mês, conforme as negociações em andamento com a Procuradoria Geral do Estado.

A CPTM tem um prazo de 30 dias, a partir da ordem de serviço, para concluir os estudos. As informações coletadas serão fundamentais para a criação de um novo edital de licitação, que visa definir a nova operadora substituta da Supervia.

 

Texto escrito em 07 de novembro de 2024 às 15h40
Última atualização em 07 de novembro de 2024 às 15h40
Imagem de capa: Daddo Moreira / Trilhos do Rio

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
0 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
0 %

Autor

  • O Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio surgiu como um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses. Entre os anos de 2014 e 2021 fomos formalizados como uma ONG, a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, e desde 2024 fazemos parte, como um departamento, da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil

    Ver todos os posts
VEJA TAMBÉM  BNDES apresenta cálculo do projeto de converter corredores de BRT para linhas de VLT

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Convite para evento no Centro do Rio sobre os Bondes
Next post Projeto Trilhos do Rio 7 – O Bonde Carioca (parte 4)
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com