Na sexta-feira dia 13 de dezembro foi finalmente realizada a tão aguardada assinatura do COE (Contrato Operacional Específico), um documento crucial para o avanço seguro e com credibilidade do projeto do Trem Turístico Rio-Minas. A assinatura deste COE simboliza o compromisso formal com a viabilidade técnica e operacional do trem, conferindo ainda mais força e legitimidade a uma iniciativa que tem sido amplamente esperada.
───── INÍCIO DA PUBLICIDADE
───── FIM DA PUBLICIDADE
Essa parceria reforça o compromisso da FCA/VLI em valorizar a história ferroviária e impulsionar o turismo regional, demonstrando que a empresa acredita no enorme potencial transformador deste projeto.
A cerimônia contou com a presença de representantes da FCA/VLI, do Ministério dos Transportes, do Deputado Max Lemos, da ANTT, do Grupo Mil e das prefeituras de Três Rios e Sapucaia, que juntos destacaram a relevância deste projeto para o resgate da história ferroviária e para o fortalecimento do turismo regional.
A VLI e a ONG Movimento Nacional Amigos do Trem firmaram um contrato que viabiliza a operação deste trem turístico entre as cidades de Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. Este projeto, que será operado e gerido pela ONG, é uma celebração da história ferroviária brasileira e promete impulsionar o turismo na região. Para viabilizar essa iniciativa, a VLI investiu aproximadamente R$ 40 milhões na recuperação do trecho ferroviário e ainda cedeu locomotivas, uma oficina ferroviária, pátios e linhas de manobra.
O projeto também fortalece o potencial de novas iniciativas ferroviárias. A proposta de renovação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) tem o potencial de liberar outros trechos para serem utilizados em projetos turísticos e culturais semelhantes.
Texto escrito em 13 de dezembro de 2024 às 20h46
Última atualização em 13 de dezembro de 2024 às 20h46
Imagem de capa: divulgação Amigos do trem
Classificação média