Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:1 minuto(s), 5 segundo(s)

Loading

A Câmara Municipal aprovou recentemente um projeto de lei, de autoria do vereador Fred Procópio (MDB), que propõe a criação do Circuito Ferroviário Turístico Cultural de Petrópolis. A iniciativa foi aprovada por 12 vereadores e agora aguarda análise do prefeito Rubens Bomtempo (PSB).




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




O projeto estabelece a preservação de 25 locais históricos que integravam a antiga Estrada de Ferro Grão-Pará, que conectava o Porto de Mauá a Minas Gerais, passando por Petrópolis. Entre os marcos destacados estão a Estação do Meio da Serra, o Viaduto da Grota Funda, a Rua dos Ferroviários, o arco superior do Terminal Centro, o túnel do Quissamã, a Estrada Mineira e as estações de Cascatinha, Nogueira e Pedro do Rio.

Caso o projeto seja sancionado ou promulgado, os locais incluídos no circuito serão protegidos contra demolições ou alterações que comprometam suas características originais, como fachada, forma e volumetria.

“O objetivo é preservar elementos históricos, culturais e turísticos de nossa cidade, garantindo que a população e os visitantes possam conhecer e aproveitar esses espaços, mantendo viva a memória local”, explicou o vereador Fred Procópio na justificativa do projeto.

 

Com informações de Wellington Daniel, Tribuna de Petrópolis
Texto escrito em 25 de novembro de 2024 às 17h06
Última atualização em 25 de novembro de 2024 às 17h06
Imagem de capa: Daddo Moreira

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
0 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
0 %

Autor

  • O Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio surgiu como um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses. Entre os anos de 2014 e 2021 fomos formalizados como uma ONG, a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, e desde 2024 fazemos parte, como um departamento, da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil

    Ver todos os posts
VEJA TAMBÉM  Supervia doa dormentes de madeira para paisagismo no Parque Madureira

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post As compras à distância e as ferrovias
Next post Personalidades: Allen Morrison
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com