Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:1 minuto(s), 29 segundo(s)

Loading

­
✍️ Redação Trilhos do Rio
📅 29/03/2025
🕚 12h00
📷 Divulgação AFMB




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




 

A Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil (AFMB) celebra um marco significativo em sua trajetória. A entidade recebeu e vem a público agradecer, por meio de seu presidente Thiago Costa, a cessão de um espaço estratégico pela Subprefeitura de Avelar, em Paty do Alferes. O local, situado no antigo escritório das oficinas da R.F.F.S.A., no bairro citado e atual sede do Distrito (Subprefeitura), representa um impulso crucial para o fortalecimento das atividades ferroviárias na região.

A AFMB expressa profunda gratidão ao Subprefeito de Paty do Alferes, Sérgio Sabiá, por sua visão e apoio. A cessão do espaço evidencia o compromisso da administração local com o desenvolvimento regional e a valorização do patrimônio ferroviário. O local, que inclui uma ampla sala, cozinha e banheiro, será transformado na sede operacional da AFMB.

Além de abrigar as atividades da associação, o espaço se tornará um centro de memória e cultura. O “Espaço Cultural Luís Octávio de Oliveira” homenageará o saudoso ferroviarista, falecido em 2017. Luís Octávio de Oliveira foi um personagem importante para a história ferroviária do estado do Rio de Janeiro, recebendo, inclusive, uma homenagem Trilhos do Rio em 2016 com a primeira condecoração ao mérito ferroviário, concedida pela instituição.

O espaço cultural abrigará um acervo ferroviário com peças históricas, como um telégrafo, um relógio de corda, um carimbador de bilhetes e uma maquete ferroviária. A iniciativa visa resgatar e preservar a rica memória ferroviária da região, transmitindo-a para as futuras gerações.

As reformas do local serão iniciadas na próxima semana. A expectativa é que o novo espaço se torne um ponto de referência para a preservação da história ferroviária e a promoção do desenvolvimento sustentável do transporte sobre trilhos na região.

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
0 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
0 %

Autor

  • O Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio surgiu como um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses. Entre os anos de 2014 e 2021 fomos formalizados como uma ONG, a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, e desde 2024 fazemos parte, como um departamento, da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil

    Ver todos os posts
VEJA TAMBÉM  Trens Turísticos 1 – As locomotivas a vapor

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post anterior Empresa pública deve ou não ter lucro?