✍️ Daddo Moreira
📅 30/12/2024
🕚 21h11 📷 Capa: Visual a partir da Vista Chinesa – Imagem: Daddo Moreira (2023)
───── INÍCIO DA PUBLICIDADE
───── FIM DA PUBLICIDADE
Expedição Janeiro Branco: Mesa do Imperador e Trilha da Ferrovia Perdida
Uma Jornada de pesquisa, história e bem-estar na Floresta da Tijuca
A equipe Trilhos do Rio tem a satisfação em fazer este convite para um evento único e diferenciado, que alia a pesquisa histórica à promoção da saúde mental e emocional. Em parceria com a terapeuta Eliege Vasconcelos, promoveremos uma atividade que promete ser uma jornada de pesquisas, descobertas, aprendizados, convivência e conexão com a natureza. Este evento, parte da programação para o Janeiro Branco, terá como foco a divulgação da memória histórica e ferroviária e o cuidado com o bem-estar mental.
Data e Local
O evento será realizado no dia 12 de janeiro de 2025, um domingo. Nosso ponto de encontro será na saída C da estação do Metrô Botafogo, na Rua São Clemente, às 8h da manhã, lembrando que aos domingos o metrô inicia suas operações às 7h da manhã. No horário marcado sairemos para embarcar em um ônibus da linha 409, seguindo até o ponto final, no Horto, no final da Rua Pacheco Leão, onde iniciaremos nossa caminhada em direção da Mesa do Imperador.
No caminho passaremos por alguns pontos de interesse e atrativos turísticos, como uma das cachoeiras do Horto (atenção: não pararemos no local) e o mirante da Vista Chinesa (visual que ilustra a capa do evento), onde pararemos por 10 ou 15 minutos, dependendo do ritmo da atividade, para tirarmos fotos, relaxar um pouco e curtir a paisagem. Neste ponto estaremos próximos do nosso objetivo “quase final”, que é a Mesa do Imperador, onde pararemos para fazer um lanche, conversar e descansarmos da subida.
Mas a atividade não acaba por aí: para quem quiser explorar um pouco da trilha TransCarioca, e pesquisar sobre um mistério junto conosco, faremos uma subida por uma trilha de fácil dificuldade e com aproximadamente 600 metros de extensão, dentro da mata e sinalizada, em direção ao que podem ser vestígios de uma obra ferroviária inacabada. Uma oportunidade rara de unir o passado histórico da nossa cidade com o cuidado presente com nossa saúde mental e bem-estar.
Formado em Arquivologia, pós-graduado em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. Foi presidente e é o atual coordenador-geral Trilhos do Rio.
Classificação média