No dia 15 de outubro, o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio (DPPTR) e a Regional Estrada de Ferro Cantagalo da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil (AFMB) realizaram uma visita à sede da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina (AEEFL), no Centro do Rio de Janeiro. A visita teve a participação de Daddo Moreira, coordenador do DPPTR, a convite de Gabriel Paulino, coordenador da Regional AFMB, e recepção de duas representantes da AEEFL.
───── INÍCIO DA PUBLICIDADE
───── FIM DA PUBLICIDADE
Essa visita deu continuidade à primeira reunião, realizada em maio de 2024, na sede da Associação dos Engenheiros Aposentados da RFFSA, na Tijuca. Na ocasião, apresentamos nossas propostas, intenções e projetos para as regiões que, no passado, foram servidas pela Companhia Estrada de Ferro Leopoldina e a Estrada de Ferro Cantagalo. Também discutimos outras iniciativas, como nossa preocupação com a estação Barão de Mauá, que, após ser assumida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, está atualmente em processo de recuperação.
Confira a matéria sobre esta reunião prévia no link abaixo:
AFMB e Trilhos do Rio têm reunião com diretores da Associação de Engenheiros da E.F. Leopoldina
Após essa reunião, agendamos um novo encontro, desta vez na sede da AEEFL, com o objetivo de conhecer o espaço e discutir propostas futuras. Entre as iniciativas, destacamos a criação de um Museu e Centro Cultural Ferroviário na região de Cachoeiras de Macacu, especificamente na localidade de Boca do Mato, onde há uma pousada e um amplo espaço para lazer e veraneio.
A sede da AEEFL é composta por uma sala de recepção, onde estão guardadas peças de um valioso acervo museológico, além de uma sala para reuniões e outras comodidades, como copa e banheiro. Tivemos a oportunidade de conhecer as peças, que incluem máquinas de escrever, relógios, placas e até um gravador de som, entre outras raridades e curiosidades. Esses itens podem integrar o acervo do futuro museu, mas, para isso, serão necessários alguns procedimentos, já que tudo está devidamente catalogado pelo IPHAN.
Encerramos nossa visita cerca de uma hora depois de nossa chegada, satisfeitos com a acolhida das representantes da AEEFL. Agora, ficamos na expectativa dos próximos passos e do que o futuro nos reservará, fiquem atentos para possíveis novidades, aguardem!
Com informações de Daddo Moreira, coordenador do DPP Trilhos do Rio*
Texto escrito em 15 de outubro de 2024 às 15h35
Última atualização em 15 de outubro de 2024 às 15h35
Imagem de capa: Daddo Moreira
Classificação média