Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:1 minuto(s), 29 segundo(s)

Loading

­
✍️ Redação Trilhos do Rio
📅 29/03/2025
🕚 12h00
📷 Divulgação AFMB

 




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




A Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil (AFMB) celebra um marco significativo em sua trajetória. A entidade recebeu e vem a público agradecer, por meio de seu presidente Thiago Costa, a cessão de um espaço estratégico pela Subprefeitura de Avelar, em Paty do Alferes. O local, situado no antigo escritório das oficinas da R.F.F.S.A., no bairro citado e atual sede do Distrito (Subprefeitura), representa um impulso crucial para o fortalecimento das atividades ferroviárias na região.

A AFMB expressa profunda gratidão ao Subprefeito de Paty do Alferes, Sérgio Sabiá, por sua visão e apoio. A cessão do espaço evidencia o compromisso da administração local com o desenvolvimento regional e a valorização do patrimônio ferroviário. O local, que inclui uma ampla sala, cozinha e banheiro, será transformado na sede operacional da AFMB.

Além de abrigar as atividades da associação, o espaço se tornará um centro de memória e cultura. O “Espaço Cultural Luís Octávio de Oliveira” homenageará o saudoso ferroviarista, falecido em 2017. Luís Octávio de Oliveira foi um personagem importante para a história ferroviária do estado do Rio de Janeiro, recebendo, inclusive, uma homenagem Trilhos do Rio em 2016 com a primeira condecoração ao mérito ferroviário, concedida pela instituição.

O espaço cultural abrigará um acervo ferroviário com peças históricas, como um telégrafo, um relógio de corda, um carimbador de bilhetes e uma maquete ferroviária. A iniciativa visa resgatar e preservar a rica memória ferroviária da região, transmitindo-a para as futuras gerações.

As reformas do local serão iniciadas na próxima semana. A expectativa é que o novo espaço se torne um ponto de referência para a preservação da história ferroviária e a promoção do desenvolvimento sustentável do transporte sobre trilhos na região.

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
0 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
0 %

Autor

  • O Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio surgiu como um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses. Entre os anos de 2014 e 2021 fomos formalizados como uma ONG, a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, e desde 2024 fazemos parte, como um departamento, da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil

    Ver todos os posts
VEJA TAMBÉM  Museu do Trem completa 41 anos como um patrimônio esquecido

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Acesse para Comentar.

Post anterior Empresa pública deve ou não ter lucro?
Próximo post Supervia registra novo recorde recente no número de passageiros