Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:6 minuto(s), 27 segundo(s)

Loading

10 anos de fundação da AFTR: uma data para celebrar e homenagear

 




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




 

Por Daddo Moreira, coordenador do Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio*

 

10 anos de um capítulo importante em nossa história.
Uma homenagem aos Fundadores da Associação Ferroviária Trilhos do Rio!

 

Hoje, dia 16 de novembro de 2024, celebramos uma data muito especial: 10 anos da fundação da Associação Ferroviária Trilhos do Rio (AFTR), atualmente o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, parte da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil (AFMB). Em 16 de novembro de 2014, um grupo de apaixonados pela história e pela cultura ferroviária deu início a um projeto que, ao longo de sua trajetória, enfrentou desafios, superou obstáculos e deixou um legado de preservação, pesquisa e conscientização sobre o transporte ferroviário no Rio de Janeiro.

Membros fundadores da AFTR em 16 de novembro de 2014 – Imagem: divulgação

Antes da formalização como uma ONG e os primeiros anos da nossa jornada foram marcados por dedicação, empenho e muito trabalho voluntário. A Associação Ferroviária Trilhos do Rio nasceu do desejo de preservar a memória ferroviária e de resgatar a importância dos trilhos na história do nosso estado. Durante nossa atuação, organizamos atividades, expedições e campanhas que chamaram atenção para a relevância do transporte ferroviário em diversas regiões, promovendo a história, a cultura e o patrimônio ferroviário do Rio de Janeiro, apesar de toda as dificuldades.

A chegada de membros à cerimônia de fundação da AFTR , ocorrida no Pavunense Futebol Clube – Imagem: divulgação

No entanto, como muitas instituições voltadas ao trabalho voluntário e ao resgate de patrimônios históricos, enfrentamos sérios desafios ao longo do caminho. Em 2021, devido às consequências da pandemia, mudanças de residência de alguns membros fundadores, questões pessoais e a crescente carga tributária para manutenção da associação, tomamos a difícil decisão de extinguir a associação.

 

O distanciamento físico do estado do Rio de Janeiro e a aparente impossibilidade de continuar à frente da presidência naquele momento foram um dos fatores determinantes para essa desagradável decisão. Na prática teve uma questão favorável também, ao descobrirmos que muitos impostos e taxas estavam pendentes de pagamento, algo que não sabíamos na ocasião, pois mensalmente pagávamos diversos tributos, mas mesmo assim ainda faltava, só descobrimos ao dar baixa na instituição. – cita Daddo Moreira, presidente na ocasião, criticando a elevada carga e complexidade tributária do país.

Contudo, após uma experiência de mudança bem sucedida, e de possibilidades que se abriram posteriormente, surgiu a oportunidade de retomar e manter este belo trabalho, em qualquer lugar que estivermos, mesmo que seja em outro país – comenta o coordenador do atual Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio.

 

VEJA TAMBÉM  A ferrovia dos mortos

Em 2024, após três anos de desafios e reflexão, recebemos uma oportunidade que nos deu novo ânimo e força: a Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil (AFMB) nos convidou a reativar a nossa instituição, agora sob um novo formato jurídico. Assim, o que era a Associação Ferroviária Trilhos do Rio se transformou no Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, que integra a estrutura da AFMB.

Assis analisando o estatuto, intensamente debatido e com algumas alterações realizadas durante a cerimônia – Imagem: divulgação

Embora a mudança tenha trazido um novo direcionamento institucional, o compromisso com a preservação histórica, a valorização da cultura ferroviária e o desenvolvimento de projetos de revitalização e conscientização continuam sendo os pilares do nosso trabalho. Nossa missão permanece a mesma: preservar o passado, acompanhar e ajudar a melhorar o presente, e planejar o futuro dos transportes sobre trilhos no Brasil.

────❈ ✮ ❈────

GRATIDÃO ETERNA AOS MEMBROS FUNDADORES

Neste marco de 10 anos, queremos fazer uma homenagem muito especial a todos os membros fundadores da nossa instituição. Vocês foram os pilares que sustentaram o início desta caminhada, contribuindo com seu tempo, conhecimento e, principalmente, com a paixão pela ferrovia. Mesmo que, ao longo dos anos, muitos não possam mais dedicar o mesmo tempo devido a compromissos pessoais e profissionais, o legado de cada um de vocês permanece vivo em cada projeto que desenvolvemos e em cada desafio que superamos.

Todos os fundadores da AFTR, em foto social ao final da cerimônia de fundação em 16/11/2014, eternizados na história da instituição – Imagem: divulgação

É com muito respeito que reconhecemos o esforço incansável de todos aqueles que ajudaram a construir a Associação Ferroviária Trilhos do Rio. E, mesmo nos momentos mais difíceis, quando enfrentamos uma aparente estagnação, ao nosso olhar e dos que nos acompanham, sabemos que vocês sempre acreditaram na importância de nosso trabalho e, com certeza, continuam torcendo para que a ferrovia e sua história sigam sendo valorizadas.

────❈ ✮ ❈────

ESTAGNAÇÃO APARENTE, POIS SOMOS COMO A FERROVIA: NUNCA DEVE PARAR!

Nos bastidores, o trabalho da nossa equipe continua a todo vapor. Um exemplo disso é a recente exposição sobre a história dos Bondes, onde contribuímos significativamente e foi inaugurada no último dia 12, permanecendo aberta por três meses, no Centro do Rio de Janeiro.

Inaugurada a exposição sobre os Bondes do Rio de Janeiro

Este é um esforço contínuo para compartilhar com o público a rica história dos transportes urbanos sobre trilhos e garantir que as futuras gerações também compreendam o valor cultural e histórico da ferrovia em nossas cidades.

Fundação da AFTR em 16 de novembro de 2014 – Imagem: divulgação

A exposição é um marco não apenas para o Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, mas para todos que fizeram e fazem parte dessa história. É uma prova de que, mesmo com os desafios que surgiram ao longo dos anos, nossa missão de preservar e divulgar a cultura ferroviária está mais viva do que nunca.

VEJA TAMBÉM  O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (8) — A Legislação

────❈ ✮ ❈────

NOSSO COMPROMISSO COM O FUTURO (E COM O PASSADO E PRESENTE TAMBÉM!)

À medida que celebramos este décimo aniversário da fundação da AFTR, renovamos nosso compromisso com o futuro. O Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio, agora sob a égide da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil, está mais forte e focado do que nunca. Nossa missão de resgatar, preservar e divulgar a história ferroviária continua firme, e novos projetos e ações já estão sendo planejados para breve, portanto muitas coisas boas estão surgindo.

Debate e ajustes do estatuto sendo realizados durante a cerimônia – Imagem: divulgação

A todos os fundadores e colaboradores que, de alguma forma, contribuíram para essa caminhada, deixamos aqui o nosso mais profundo agradecimento. Sem vocês, nada disso seria possível. O trabalho que iniciaram, com tanto amor e dedicação, permanece vivo e continuará a inspirar o trabalho de todos que fazem parte da nossa história.

Fundação da AFTR em 16 de novembro de 2014 – Imagem: divulgação

Hoje, celebramos não só o aniversário de nossa fundação, mas também a continuidade de um legado que nos orgulha e que, com certeza, continuará a gerar frutos por muitos anos.

O saudoso Luís Octávio esteve presente, mas precisou se ausentar antes de concluirmos o evento, que durou quase 4 horas! – Imagem: divulgação

────❈ ✮ ❈────

Obrigado a todos que fizeram parte deste marco histórico!

Alex Medeiros

Anitta Perpeto

Arlindo Pereira

Carlos Assis

Carlos ‘Melekh’

Carlos Souza

Cleiton Pieruccini

Eduardo ‘Daddo’ Moreira

Edson Vander

Fábio Oliveira

Filipe Anacleto

Leonardo Ivo

Luis Octávio (in memoriam)

Luiz Eduardo

Sérgio Larosa

Wilson PS

Texto publicado em 16 de novembro de 2024 às 11h11
Última atualização em 16 de novembro de 2024 às 11h11
Imagem de capa: divulgação Trilhos do Rio

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
0 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
0 %

Autor

  • Daddo Moreira

    Formado em Arquivologia, pós-graduado em Engenharia Ferroviária, técnico em TI, produtor e editor multimídia, webmaster e webdesigner, pesquisador e historiador informal. Foi presidente e é o atual coordenador-geral Trilhos do Rio.

    Ver todos os posts

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Breve histórico sobre a “Linha de Austin”
Next post Aula de interpretação de texto
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com