Toda empresa de transportes, rodoviário, ferroviário, ou mesmo empresas de aviação, tem composições/veículos reserva para aumento de demanda ou caso os veículos/composições apresentem defeito. Sempre tem algum parado para as eventualidades.
───── INÍCIO DA PUBLICIDADE
───── FIM DA PUBLICIDADE
Vamos sonhar. O que impede a empresa ganhadora da concessão em comum acordo com a cúria, construir dentro do Palacio São Joaquim, local onde o Cardeal despacha, um ramal ligando o palácio ao bonde e outro ramal ligando lá em cima o trecho do Sumaré ao Palacio Apostólico do Sumaré, local onde o Cardeal mora. E diariamente fazer com esse veículo reserva quem sabe adesivado com as cores da Cúria, o translado diário do Cardeal de casa para o trabalho, e do trabalho para casa, e no caminho o cardeal abençoando as pessoas de dentro da composição?
Qual o país do mundo que tem algo parecido?
Se as pessoas do mundo inteiro, enchem os cofres do vaticano para ver a guarda suíça e o Papa, não gastariam o seu dinheiro em hotéis nos arredores da Gloria ou hostels e hotéis no caminho do bonde para ver D. Orani indo para o trabalho ou voltando para casa?
“Sonhar não custa nada”, como diz a letra do samba enredo da escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel no carnaval de 1992. A canção foi interpretada por Diogo Nogueira, Neguinho da Beija-Flor e Quinho.
Abaixo o samba enredo interpretado pelos autores.
Os membros da igreja certamente vão gostar muito, pois poderão ter um veículo direto ligando as instituições. D. Orani Tempesta, ficaria muito satisfeito, afinal poderia ir de bonde da casa para o trabalho. E os Católicos certamente gostariam bastante de ver seu Cardeal.
Foram feitas inúmeras obras visando revitalizar a zona portuária, o VLT foi uma delas, por que não fazer o mesmo na região da Glória, onde essa nova linha proposta para o Bonde Carioca seria uma delas? O Bonde Carioca Integrado ao metrô no bairro da Glória subindo para Santa Teresa levando turistas vindos da zona sul e os turistas hospedados em hotéis da região da Glória em suas duas versões a convencional o Amarelinho e o expresso, o Vermelhinho, para conhecerem Santa Teresa e os atrativos atendidos por esse novo bonde, como o Trem do Corcovado via estação de Nerita Kelly a Floresta da Tijuca, o Mirante Dona Marta e as Paineiras.
Em contrapartida, o Bonde Carioca revitalizaria bastante os bares da Glória e região, onde pessoas hospedadas em hostels de Santa Teresa desceriam para a Glória em busca de diversão, uma via de mão dupla.
Não faz parte dos objetivos dessa postagem, mas a ampliação do VLT para a Glória ou até o Largo do Machado, com integração ao Bonde Carioca na sua linha que subirá da Glória a Santa Teresa é algo a ser pensado.
É prevista a construção de uma sala Vip no terminal a ser construído na Glória para operação do Vermelhinho, detalharemos isso mais abaixo.
Abaixo links da Wikipedia contando a história dos bairros da Glória e de Santa Teresa.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%B3ria_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresa_(Rio_de_Janeiro)
BÔNUS: TRAÇADO EXTRA E PROPOSTAS OPERACIONAIS
A Glória tem uma vida noturna bem mais pujante e agitada do que a da cidade, aos finais de semana também, enquanto o centro da cidade para e não tem movimento, a Glória com seus hotéis e bares continua funcionando. Já sugerimos aqui que o VLT amplie uma de suas linhas para a Glória, mas nosso Bonde Carioca pode também ter uma linha ligando sua linha e seu terminal na Glória a linha que sai do provável terminal na Praça do Expedicionário.
Isso tem enorme vantagem operacional
Considerando que essas linhas do bonde Carioca ficarão próximas a linhas do metrô, o usuário do bonde Carioca terá a sua disposição as estações da Glória e da Carioca para acessar o bonde, considerando também que esse usuário tenha interesse em ir ao AquaRio e a Roda Gigante, para os novos concessionários com essa nova ligação entre a Glória e a conexão com a linha de acesso a provável estação da Praça dos Expedicionários, seria possível fechar a estação da Praça dos Expedicionários aos finais de semana e operar apenas com a estação da Glória é uma solução operacionalmente bem interessante. Concentrando as operações de partida e chegada do bonde Carioca nos finais de semana na estação Gloria, seja para Santa Teresa, seja para o AquaRio ou para a Roda Gigante.
Como já explicamos, a Glória tem uma quantidade de pessoas transitando pelo bairro por conta de hotéis e restaurantes, aos finais de semana bem maior do que as que transitam no centro da cidade nos mesmos finais de semana. A Glória, sendo muito próxima ao Catete e ao Largo do Machado, recebe normalmente pessoas dessas duas localidades.
A população fixa da Glória, Largo do Machado e Catete somados é da ordem de 60.000 pessoas, além da população flutuante frequentadora dos bares, restaurantes e hotéis da região. Prováveis usuários do bonde Carioca.
Uma nova dinâmica operacional para o bonde Carioca
Sobre esse traçado de apenas 2 km, achamos melhor não opinar. Que a CET-RIO, com seu pessoal qualificado opine, mas acreditamos que representaria enorme ganho para a nova empresa e até para o VLT.
Abaixo uma sugestão do Google.
Abaixo animação produzida pela equipe Trilhos do Rio sobre esse traçado.
Aqui encerramos nossas sugestões de novos traçados. Na próxima postagem, nossas considerações finais sobre o bonde de Santa Teresa da forma como ele hoje, é operado, o que vem sendo feito pelo governo do estado e sugestões de novas formas de operação para eventuais futuros concessionários.
Obrigado aos que chegaram aqui.
Compartilhe este artigo!
Classificação média