QUARTA SUGESTÃO: PAINEIRAS
───── INÍCIO DA PUBLICIDADE
───── FIM DA PUBLICIDADE
A distância da Av. Almirante Alexandrino, que tem linhas do bonde, para o antigo hotel das Paineiras é de apenas 3,7 km o acesso a esse antigo hotel é feito por Vans ou pelo trem da ESFECO. Seria interessante para o operador do antigo hotel que o Bonde Carioca tenha uma linha onde operaria um bonde expresso, o Vermelhinho, saindo do centro do Rio para o hotel das Paineiras, com a população vendo pelo caminho aquele visual maravilhoso que Deus deu ao Rio de Janeiro?
Olavo de Carvalho dizia que a Europa tinha história, e o Brasil tinha Geografia. Por que não nos aproveitarmos disso?
QUINTA SUGESTÃO: MIRANTE DONA MARTA
O mirante Dona Marta fica a apenas 1,9 km de distância do cruzamento entre a estrada das Paineiras e a estrada do Mirante. Sendo construída uma linha de acesso com essa pequena distância, acessaríamos esse maravilhoso Mirante. É algo bem factível.
Antes de apresentarmos nossa sexta sugestão vamos entender que essa sexta sugestão não é o caminho para nenhum atrativo, mas sim uma nova forma de acesso a Santa Teresa.
SEXTA SUGESTÃO: UM NOVO ACESSO À SANTA TERESA
A Glória é um dos bairros mais antigos da cidade do Rio de Janeiro, remonta ao século XVIII, com a construção da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, a partir daí se espalhou e se urbanizou. No início do século XX era região de hotéis para políticos e empresários, com o tempo se tornou um bairro residencial, mas que ainda tem diversas construções antigas e alguns hotéis.
É ligado por diversas ruas a Santa Teresa, outro bairro antigo de nossa cidade que também remonta ao século XVII quando surge em volta do Convento de Santa Teresa.
Não entendemos o motivo dessa ligação nunca ter sido cogitada.
Apresentamos uma proposta onde o Bonde Carioca desempenharia, nesse traçado, sua dupla função, bonde turístico, pois passará por locais com diversas construções centenárias, e modal de transporte urbano, por passar em ruas habitadas sem nenhum transporte público.
Apresentaremos imagens do trecho no sentido inverso. Não sentido Gloria x Santa Teresa, mas sentido Santa Teresa x Gloria.
Iniciamos nossa viagem desse novo traçado no Largo dos Guimarães, naquela que deve ser a parada mais importante de nosso novo bonde, local de parada dos Vermelhinhos em trânsito para seus diversos destinos, e dos Amarelinhos nos transportes regulares, e caso nossa proposta seja acatada, e demonstre viabilidade técnica, acesso à Glória também.
A rua Almirante Alexandrino passa a ser uma enorme linha-tronco desses novos serviços propostos que passariam a ser ramais.
Aviso importante: Nossa proposta para acesso à Glória, é pela rua Candido Mendes, mas existe a possibilidade desse acesso ser feito pela rua Santa Cristina e rua Santo Amaro, isso deve ser decidido pela área competente da prefeitura.
Vejam como são separados os vagões das composições operadas pela Supervia, para saber o que é o Gangway.
Foto do VLT RIo e do Gangway de seus vagões.
Encerramos aqui nossa proposta para acesso do Bonde Carioca à Glória, fica a critério do poder público municipal e do corpo técnico da CET-RIO proporem locais para a construção de um terminal para o bonde, na Glória. Lá existem diversas praças, propicias a isso. De preferência próximo ao metrô.
Apresentamos como ideia a praça em frente ao Palacio São Joaquim.
O Bonde Carioca poderá funcionar também, fazendo turismo religioso, ligando o Palácio São Joaquim, onde o Cardeal D. Orani Tempesta, despacha, na Glória, ao Palacio Apostólico do Sumaré onde ele mora. Não esquecendo o Centro de Estudos do Sumaré, ao lado da residência do Cardeal no Sumaré.
Vamos sonhar
(CONTINUE A LEITURA DESTE ARTIGO NA PRÓXIMA PÁGINA, NO ÍNDICE ABAIXO)
Classificação média