Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:16 minuto(s), 55 segundo(s)

Loading

QUARTA SUGESTÃO: PAINEIRAS




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




A distância da Av. Almirante Alexandrino, que tem linhas do bonde, para o antigo hotel das Paineiras é de apenas 3,7 km o acesso a esse antigo hotel é feito por Vans ou pelo trem da ESFECO. Seria interessante para o operador do antigo hotel que o Bonde Carioca tenha uma linha onde operaria um bonde expresso, o Vermelhinho, saindo do centro do Rio para o hotel das Paineiras, com a população vendo pelo caminho aquele visual maravilhoso que Deus deu ao Rio de Janeiro?

Olavo de Carvalho dizia que a Europa tinha história, e o Brasil tinha Geografia. Por que não nos aproveitarmos disso?

A esquerda, Rua Almirante Alexandrino, 5611, caminho para o Silvestre com trilhos, atualmente inoperantes, à direita, início da estrada das Paineiras, acesso ao Antigo Hotel das Paineiras
Início da Estrada das Paineiras.

 

Trecho da Estrada das Paineiras.

 

Cruzamento entre a Estrada das Paineiras a direita e a estrada para o mirante Dona Marta a esquerda

 

Trecho da Estrada das Paineiras.

 

Chegada ao antigo Hotel das Paineiras.

 

Antigo Hotel das Paineiras.

 

Trecho de acesso ao antigo Hotel das Paineiras.

QUINTA SUGESTÃO: MIRANTE DONA MARTA

O mirante Dona Marta fica a apenas 1,9 km de distância do cruzamento entre a estrada das Paineiras e a estrada do Mirante. Sendo construída uma linha de acesso com essa pequena distância, acessaríamos esse maravilhoso Mirante. É algo bem factível.

Vista do mirante D. Marta

 

Estacionamento do Mirante D. Marta, área de uma possível estação.

Antes de apresentarmos nossa sexta sugestão vamos entender que essa sexta sugestão não é o caminho para nenhum atrativo, mas sim uma nova forma de acesso a Santa Teresa.

 

SEXTA SUGESTÃO: UM NOVO ACESSO À SANTA TERESA

A Glória é um dos bairros mais antigos da cidade do Rio de Janeiro, remonta ao século XVIII, com a construção da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, a partir daí se espalhou e se urbanizou. No início do século XX era região de hotéis para políticos e empresários, com o tempo se tornou um bairro residencial, mas que ainda tem diversas construções antigas e alguns hotéis.

É ligado por diversas ruas a Santa Teresa, outro bairro antigo de nossa cidade que também remonta ao século XVII quando surge em volta do Convento de Santa Teresa.

Não entendemos o motivo dessa ligação nunca ter sido cogitada.

Apresentamos uma proposta onde o Bonde Carioca desempenharia, nesse traçado, sua dupla função, bonde turístico, pois passará por locais com diversas construções centenárias, e modal de transporte urbano, por passar em ruas habitadas sem nenhum transporte público.

Apresentaremos imagens do trecho no sentido inverso. Não sentido Gloria x Santa Teresa, mas sentido Santa Teresa x Gloria.

Iniciamos nossa viagem desse novo traçado no Largo dos Guimarães, naquela que deve ser a parada mais importante de nosso novo bonde, local de parada dos Vermelhinhos em trânsito para seus diversos destinos, e dos Amarelinhos nos transportes regulares, e caso nossa proposta seja acatada, e demonstre viabilidade técnica, acesso à Glória também.

VEJA TAMBÉM  O Bonde no Brasil e no Mundo I: sua história

A rua Almirante Alexandrino passa a ser uma enorme linha-tronco desses novos serviços propostos que passariam a ser ramais.

Largo dos Guimarães

 

Cruzamento da Rua Almirante Alexandrino com a Rua Santa Cristina, a direita, e início de nosso novo traçado.

Aviso importante: Nossa proposta para acesso à Glória, é pela rua Candido Mendes, mas existe a possibilidade desse acesso ser feito pela rua Santa Cristina e rua Santo Amaro, isso deve ser decidido pela área competente da prefeitura.

A direita, rua Santa Cristina, a esquerda, rua Candido Mendes, local por onde propomos que o bonde passe.
Rua Candido Mendes, diversas construções centenárias no seu entorno e diversas residências sem acesso a transporte público.

 

Rua Candido Mendes, acreditamos que a inclinação permita o uso do bonde por adesão direta, como ocorre em Santa Teresa.

 

Rua Candido Mendes, mais um trecho.

 

Rua Candido Mendes, observem as construções centenárias.

 

Continuação da rua Candido Mendes, essa rua possui curvas bem íngremes, considerando o novo bonde que prevemos ter o mesmo comprimento do anterior embora seja constituído por duas composições separadas por um Gangway, acreditamos ser possível a circulação do novo bonde.

Vejam como são separados os vagões das composições operadas pela Supervia, para saber o que é o Gangway.

Acima Imagem de um passadiço tradução da palavra inglesas Gangway;

Foto do VLT RIo e do Gangway de seus vagões.

Rua Candido Mendes já chegando na área urbana

 

Rua Candido Mendes esquina com a Rua da Glória.

Encerramos aqui nossa proposta para acesso do Bonde Carioca à Glória, fica a critério do poder público municipal e do corpo técnico da CET-RIO proporem locais para a construção de um terminal para o bonde, na Glória. Lá existem diversas praças, propicias a isso. De preferência próximo ao metrô.

Apresentamos como ideia a praça em frente ao Palacio São Joaquim.

Praça em frente ao Palacio São Joaquim. Integração com o metrô

O Bonde Carioca poderá funcionar também, fazendo turismo religioso, ligando o Palácio São Joaquim, onde o Cardeal D. Orani Tempesta, despacha, na Glória, ao Palacio Apostólico do Sumaré onde ele mora. Não esquecendo o Centro de Estudos do Sumaré, ao lado da residência do Cardeal no Sumaré.

Palácio São Joaquim

Vamos sonhar

(CONTINUE A LEITURA DESTE ARTIGO NA PRÓXIMA PÁGINA, NO ÍNDICE ABAIXO)

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
0 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
0 %

Autor

  • Mozart Rosa

    Iniciou sua carreira profissional em 1978 trabalhando com um engenheiro que foi estagiário da RFFSA entre 1965 e 1966, que testemunhou o desmonte da E.F. Cantagalo e diversas histórias da Ferrovia de Petrópolis. Se formou Engenheiro Mecânico pela Faculdade Souza Marques em 1992, foi secretário-geral Trilhos do Rio no mandato 2017-2020 e atualmente ocupa o cargo de redator do site, assessor de contatos corporativos e diretor-técnico.

    Ver todos os posts

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post O trem dos esquecidos (parte 2 – final)
Next post Convite para evento no Centro do Rio sobre os Bondes
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com