Receba as novidades Trilhos do Rio!

Tempo de leitura:1 minuto(s), 13 segundo(s)

Loading

­
✍️ Redação Trilhos do Rio
📅 17/03/2025
🕚 23h10
📷 Porto Maravilha

 




───── INÍCIO DA PUBLICIDADE


───── FIM DA PUBLICIDADE




Em ofício, que a Redação Trilhos do Rio teve acesso, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), solicitou à Central Logística, empresa do Governo do Estado, a retirada dos trens que se encontram na área das plataformas da Estação Barão de Mauá (Leopoldina). A solicitação tem como objetivo viabilizar o andamento das obras de restauro do prédio e das plataformas da estação. Não se sabe, até o momento, a destinação do material rodante, que inclui trens e equipamentos únicos, de caráter histórico.

O restauro da estação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a União, representada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), e o Município do Rio de Janeiro, que resultou no Contrato de Cessão de Uso Gratuita 0102.RJ.000003/2024 da estação, seu pátio e respectivo entorno..

As obras, que contam com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), incluem a construção de edificações, recuperação estrutural das plataformas, recuperação das redes de águas pluviais, implantação de urbanismo e paisagismo.

A CCPAR solicitou que a retirada dos trens, bens de propriedade do Governo do Estado sob tutela do INEPAC, seja realizada até o dia 31 de março de 2025. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos também pede que as providências tomadas sejam informadas à CCPAR.

Feliz
Feliz
0 %
Triste
Triste
50 %
Empolgado
Empolgado
0 %
Sonolento
Sonolento
0 %
Nervoso(a)
Nervoso(a)
0 %
Surpreso
Surpreso
50 %

Autor

  • O Departamento de Pesquisas e Projetos Trilhos do Rio surgiu como um grupo de amigos, profissionais, entusiastas e pesquisadores ferroviários que organiza, desde o ano de 2009, eventos, atividades e pesquisas, tanto documentais quanto em campo, sobre a história e patrimônio ferroviário do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história e memória dos transportes sobre trilhos fluminenses. Entre os anos de 2014 e 2021 fomos formalizados como uma ONG, a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, e desde 2024 fazemos parte, como um departamento, da Associação Ferroviária Melhoramentos do Brasil

    Ver todos os posts
VEJA TAMBÉM  O motivo do fracasso das ferrovias no Brasil (10 — final)

Classificação média

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 comentaram em “Prefeitura solicita retirada de trens da área da Estação Barão de Mauá (Leopoldina)

Acesse para Comentar.

Post anterior Após testes, ramal Paula Mattos do Bonde de Santa Teresa funcionará diariamente
Próximo post Bondes que estão na estação Barão de Mauá poderão ir para Deodoro