CPTM É CONTRATADA PARA ESTUDOS DA TRANSIÇÃO DO SISTEMA OPERADO PELA SUPERVIA
───── INÍCIO DA PUBLICIDADE
───── FIM DA PUBLICIDADE
Com informações do Diário do Transporte*
O Governo do Estado do Rio de Janeiro contratou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para realizar uma avaliação completa do sistema ferroviário, atualmente gerido pela Supervia, a um custo de mais de R$ 2,4 milhões. A CPTM será responsável por desenvolver estudos técnicos e calcular os custos de operação, manutenção e estabilização da infraestrutura ferroviária, dados que serão cruciais para o edital de licitação que selecionará a nova empresa operadora do sistema.
A rede ferroviária urbana do Rio abrange 270 km de extensão, distribuídos em cinco ramais, três extensões e 104 estações, com uma média atual de 300 mil passageiros transportados diariamente, número que já foi muito superior no passado. Em contraste, a CPTM, com uma rede ferroviária menor e apenas metade das estações do sistema carioca, atende diariamente uma quantidade de passageiros cinco vezes maior.
O acordo que formaliza a contratação da CPTM foi assinado em São Paulo, com a participação da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Central Logística. A Supervia, que opera o sistema atualmente, está em processo de recuperação judicial e deve devolver a administração ao governo até o final do mês, conforme as negociações em andamento com a Procuradoria Geral do Estado.
A CPTM tem um prazo de 30 dias, a partir da ordem de serviço, para concluir os estudos. As informações coletadas serão fundamentais para a criação de um novo edital de licitação, que visa definir a nova operadora substituta da Supervia.
Texto escrito em 07 de novembro de 2024 às 15h40
Última atualização em 07 de novembro de 2024 às 15h40
Imagem de capa: Daddo Moreira / Trilhos do Rio
Classificação média